Você sabe o que é Consorcio? E como funciona?

O Consórcio é um modelo de aquisição, baseada na união de pessoas(físicas ou jurídicas) que possuem o objetivo de adquirir um bem ou serviço. Assim cada pessoa adquire uma cota e passa a realizar os pagamentos mensais das parcelas. Todos os meses os participantes contribuem com determinado valor, formando a poupança de todos.

Ao final de cada mês, acontece o evento de contemplação aonde as pessoas participam de lances e sorteios para poderem adquirir o fundo acumulado e possuírem a carta de crédito.

O grupo do consórcio é formado e dirigido por uma empresa autorizada pelo Banco do Brasil. Até o final do contrato todos os participantes têm acesso à sua carta de crédito para adquirir o bem desejado.

Nos sorteios possuem a opção do ‘’lance’’, onde se oferece um valor de antecipação de parcelas e aumentam suas chances de ganhar.

O consórcio serve para você adquirir o que quiser, seja um veículo (carro, moto, caminhão, ...), seja um apartamento, prédio comercial, viagens, tratamentos estéticos e muito mais.

A grande verdade é que guardar dinheiro para adquirir algo, faz parte da minoria da vida das pessoas. No Brasil, apenas 30% das pessoas conseguem poupar e juntar dinheiro a longo prazo. Sua maioria se divide entre gastar demasiadamente ou gastar o salário com suas despesas obrigatórias.

Como funciona?

Resumindo então;

    1. A administradora organiza os participantes do consórcio.
    2. O valor do bem a ser adquirido é diluído em parcelas e um prazo é estimado.
    3. A soma das parcelas deve ser o suficiente para aquirir o bem ou produto desejado.
    4. Todo mês um dos participantes ou mais do grupo são sorteados para adquirir a carta de crédito.
    5. A administradora apresenta a opção de lances (antecipando as prestações), para que assim funcione como um leilão. Quem der o maior lance, adquire a carta de crédito.
    6. Ao longo dos meses e até o fim do contrato, todos os consorciados devem ser contemplados.

O consórcio para  a maioria das pessoas se associa ao ganho do bem desejado, assim o modelo se torna ainda mais atraente. Ele possibilita a preservação do poder de compra do cliente, ou seja, se o cliente pretende comprar um bem de determinada marca e valor e participar de um consórcio, esta terá a garantia de que quando for contemplado receberá uma carta de crédito exatamente no valor do bem, mesmo que ele tenha se valorizado.

Fonte: ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio)


Últimas notícias